Publicado em por Ana Luiza Freire

Receitas para o Dia dos Namorados – Culinária Japonesa

O dia dos namorados é uma data especial, nada melhor do que um belo jantar para demonstrar carinho, e claro, apreciar aquele momentinho a dois. Você e seu par, adoram cozinhar juntos? Melhor ainda.

 

Uma bela garrafa de vinho e uma boa música enquanto preparam o jantar, já criam um clima super gostoso. Mas se seu par não sabe ou não gosta muito de cozinhar, também é possível surpreendê-lo!

 

Preparamos 4 menus com receitas especialmente selecionadas para atender a todos os paladares e claro, para que você surpreenda a pessoa amada.  As receitas foram extraídas de nossos livros, para conhecer mais sobre cada um deles clique aqui.

 

Confira agora um menu com receitas da Culinária Japonesa para você arrasar no jantar a dois.

***

 

>ENTRADA

BERINJELA COM PASTA DE EDAMAME – なすのずんだ和え

Tempo de preparo: 20 minutos Cozimento: 15 minutos

6 porções, como um aperitivo

 

Ingredientes

  • 200 g (7 oz) de berinjelas japonesas
  • 200 g (7 oz) de edamame nas vagens
  • 1½ colher de chá de mirin
  • ¼ de colher de chá de sal marinho em flocos

Preparo

Este prato é muito apreciado no verão, quando o edamame e a berinjela estão no auge. Prepare uma panela a vapor e leve a água para ferver. Descasque as berinjelas e coloque­ as em uma travessa. Coloque o prato no cesto da panela a vapor, tampe e deixe cozinhar, virando de vez em quando, até as berinjelas ficarem bem macias. Retire da panela e deixe esfriar nos sucos fumegantes que se acumularam no prato.

Enquanto isso, em uma panela de água fervente, cozinhe o edamame nas vagens por 5 minutos. Escorra e, quando esfriar, retire os grãos do edamame das vagens. Em um suribachi [tigela de moagem japonesa] ou um processador de alimentos, bata o edamame com o mirin e o sal para formar uma pasta.

Rasgue as berinjelas no comprimento em pedaços fáceis de comer com hashi, sacuda a tigela para misturar com a pasta de edamame e sirva. Como as sobras perdem a cor, é melhor consumir no mesmo dia.

 

 

>>SALADA

VAGENS CROCANTES  COM GERGELIM – いんげんの胡麻よごし

Tempo de preparo: 10 minutos Cozimento: 15 minutos

4 a 6 porções

Foto: Vagens crocantes com gergilim

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes

  • 400 g (14 oz) de vagens com as pontas aparadas
  • 6 colheres de sopa de gergelim branco
  • 2 colheres de sopa de shoyu usukuchi
  • 2 colheres de sopa de mirin • 1 pitada de sal em flocos

 

Preparo

O gergelim branco tem um sabor sutil e combina bem com o shoyu usukuchi, mais salgado que o molho de soja comum, apesar de mais claro (página 440). Você também pode usar o molho de soja escuro mais comum. Em uma panela de água salgada fervente, escalde as vagens por 30 a 90 segundos, dependendo da espessura (elas devem ficar só um pouco cozidas). Esfrie com água corrente até conseguir tocar sem queimar as mãos. Escorra, sacuda e tire a umidade com um pano de prato. Corte na diagonal em pedaços de 4 cm (1½ pol.). Se as vagens forem muito grossas, faça cortes bem inclinados na diagonal para os pedaços ficarem mais finos.

Em uma frigideira pequena e seca, toste o gergelim em fogo médio até ficar aromático, sacudindo a panela e levantando­ a do fogo, se necessário, para não queimar. Transfira imediatamente para um suribachi [tigela de moagem japonesa] ou pilão de especiarias e moa até começar a sair óleo. Acrescente o shoyu usukuchi, o mirin e o sal até formar uma pasta homogênea, tomando o cuidado de raspar as laterais do pilão para não deixar para trás preciosas partículas de gergelim.

Sacuda uma tigela para misturar as vagens com o molho e sirva.

 

 

>>>PRATO PRINCIPAL

NEGI SALTEADO COM MISSÔ -ねぎの味噌炒め

Tempo de preparo: 20 minutos Cozimento: 10 minutos

6 porções

Foto do prato: Negi salteado com missô

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes

  • 150 g (5 oz) de akami no usugiri [paleta suína em fatias finas
  • 1 colher de sopa de molho de soja
  • 1 colher de sopa de saquê
  • 2 abura‑ age [bolsas de tofu frito], opcional
  • água fervente, opcional
  • 1 colher de sopa de óleo de gergelim dourado
  • 1 colher de sopa de gengibre fresco bem picado
  • 1 pimenta vermelha desidratada pequena, sem sementes e bem picada
  • 2 negi médios, ou 6 cebolinhas grandes (200 g/7 oz), cortados na largura em pedaços de 2 cm (¾ pol.)
  • 100 g (3½ oz) de bok choy [acelga chinesa] cortado na largura em pedaços de 4 cm (1½ pol.)
  • 4 cogumelos shitake sem os talos e os chapéus cortados em quatro
  • 2 colheres de sopa de missô de cevada
  • 1 colher de sopa de mirin

 

Preparo

O negi é mais macio que o alho­poró ocidental e derrete ao ser salteado, criando uma textura aveludada. O negi pode não ser uma verdura popular fora do Japão, mas não custa dar uma procurada na feira ou em mercados de hortifrúti. E, se não encontrar, pode substituir o negi por cebolinha. Corte a carne em pedaços de 2 cm (¾ pol.). Em uma tigela, misture o molho de soja e o saquê. Misture bem para recobrir uniformemente os pedaços de carne.

Coloque o abura ‑age (se optar por usar) em uma peneira de inox e despeje água fervente por 10 segundos. Sacuda o abura ‑age para retirar o excesso de água e corte em quadrados de 2 cm (¾ pol.).

Em uma frigideira grande, aqueça o óleo em fogo médio­ baixo. Adicione o gengibre e a pimenta e salteie por cerca de 30 segundos, até ficar aromático. Pegue a carne de porco com a mão, deixe a marinada escorrer pelos dedos e coloque a carne na frigideira. Aumente o fogo para médio e cozinhe, mexendo sempre, até a carne ficar esbranquiçada (1  a 2 minutos). Adicione o negi, o bok choy, o shitake e o abura ‑age e salteie até os vegetais cozinharem (3  a 5 minutos).

Em uma tigela pequena, misture o missô e o mirin. Adicione os vegetais e sacuda a tigela para misturar bem. Sirva quente ou à temperatura ambiente. As sobras podem ser consumidas requentadas ou frias

 

 

>>>>SOBREMESA

FLAN DE CHOCOLATE COM LEITE DE SOJA – 豆乳のココアよせ

Tempo de preparo: 10 minutos, mais 1 hora para esfriar Cozimento: 5 minutos

Porção: 12 quadrados de 3,5 cm (1½ pol.)

Foto do prato: Flan de chocolate com leite de soja

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ingredientes

  • 4 xícaras (1 litro/32 fl oz) de leite de soja de boa qualidade ou caseiro
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó alcalino
  • 6 colheres de sopa de mel suave
  • 4 colheres de sopa de kanten [flocos de ágar]

 

Preparo

Esta sobremesa de leite de soja é só um pouco adocicada e tem uma textura revigorante, fazendo dela uma excelente opção para acompanhar uma refeição japonesa. Em uma panela pequena, misture ¾ de xícara (200 ml/7 fl oz) de leite de soja com o cacau para criar uma calda rala. Leve ao fogo médio ­alto, mexendo sempre, até ferver e retire imediatamente do fogo. Repita o processo de fervura mais duas vezes para cozinhar o cacau em pó. Junte o mel e misture até incorporar bem.

Em uma panela média, adicione as 3¼ xícaras (800 ml/27 fl oz) do leite de soja restante. Polvilhe os flocos de ágar sobre o leite de soja e leve para ferver em fogo médio.

Abaixe o fogo e cozinhe em fogo brando, mexendo sempre, até o ágar dissolver completamente (8 a 10 minutos). Junte a mistura de leite de soja e cacau e misture até a cor ficar uniforme.

Transfira para uma assadeira quadrada de 20 cm (8 pol.) com fundo removível. Leve à geladeira pelo menos por 1 hora.

Passe a faca pelas bordas da assadeira, desenforme e corte com uma faca afiada em 12 pedaços. Sirva 1 a 2 pedaços por pessoa em um pratinho. É melhor limpar a faca com uma toalha limpa entre os cortes.

***

 

Agora é saborear e curtir a sua noite especial. Não esqueça de nos mostrar o seu momento especial marcando nosso perfil no Instagram @ernestbooks .

Feliz dia dos namorados!

 

Bon Appétit!


Carrinho de compras
Ernest Books