Publicado em por Arthur Campos

Bread Is Gold, comidas maravilhosas com ingredientes comuns

Massimo Bottura, o influente chef de renome internacional, tornou-se, nos últimos anos, uma das vozes mais apaixonadas em matéria de desperdício de alimentos e inclusão social. Bread is Gold: Comidas Maravilhosas com Ingredientes Comuns, irá fornecer dicas e inspirar cozinheiros domésticos a transformar os ingredientes que costumam ser descartados em deliciosas refeições.

Em 2015, Bottura criou o Refettorio Ambrosiano, uma cozinha de sopa comunitária, no mesmo período em que ocorreria a Expo Milão. O dinâmico Bottura pediu aos principais designers e artistas italianos que o ajudassem a transformar um teatro abandonado em um espaço agradável, onde os convidados pudessem alimentar o corpo e a alma. Ele também convidou mais de 60 de seus amigos chefs para visitar e cozinhar no Refettorio durante toda a temporada da Expo.

Bread is Gold documenta os primeiros seis meses no Refettorio e inclui contribuições desses chefs convidados, alguns dos melhores do mundo, como René Redzepi, Alain Ducasse, Alex Atala, Daniel Humm, Ana Roš, Gastón Acurio e Mario Batali. Cada chef visitante preparava refeições de três pratos com ingredientes que seriam desperdiçados pelo supermercado que os entregava todas as manhãs, no Refettorio Ambrosiano. O livro, com um texto escrito pelo próprio Bottura e fotografias que documentam a vida cotidiana no Refettorio em 2015, destaca as contribuições desses chefs de renome internacional.

Os leitores aprenderão a fazer o prato que batiza o livro e que representa todo o espírito do projeto. Bread is Gold, ode de Bottura à sua avó, é uma receita feita com migalhas de pão, leite quente e açúcar. Eles também aprenderão a fazer pesto de pipoca criado por René Redzepi, hambúrgueres teriyaki de Yoshihiro Narisawa, pudim de arroz de Ferran & Albert Adrià – e muito mais. Mais importante ainda, como Bottura ressalta, os leitores aprenderão a ser engenhosos cozinheiros domésticos, “improvisar, experimentar e cozinhar com urgência” porque este livro deve ser “um guia e um ponto de partida para cozinhar na despensa e na geladeira.”

Um terço de toda a comida produzida mundialmente é desperdiçado a cada ano. Bottura escreve na introdução que ele queria trazer chefs profissionais, “para provar que alimentos amadurecidos, machucados e que estivessem além das datas de validade, bem como restos e aparas que seriam jogados fora, não eram apenas comestíveis, mas também deliciosos”. Segundo Bottura, “cozinhar com ingredientes que de outra forma seriam jogados fora aperfeiçoa a desenvoltura de um cozinheiro, qualquer cozinheiro”.

Em 2016, após a sua gratificante experiência no Refettorio, Bottura fundou a Food for Soul, uma organização sem fins lucrativos que busca combater o desperdício de alimentos em apoio à inclusão social e ao bem-estar individual. O lançamento do Bread is Gold aumentará a conscientização sobre o desperdício de alimentos, incentivará a experimentação e desmistificará a culinária com ingredientes humildes para o cozinheiro doméstico.


Carrinho de compras
Ernest Books